Muitas pessoas querem aumentar seu capital e ganhar dinheiro e uma das principais formas de fazer isso é por meio de investimentos.
Afinal, é uma das estratégias mais importantes utilizadas por quem busca construir e fortalecer o patrimônio.
Porém, muitas pessoas acham que não é possível investir com pouco dinheiro e por isso não utilizam essa prática.
Mas essa percepção é realmente verdadeira? Compreender isso pode ajudá-lo a realizar seus sonhos.
Para tirar suas dúvidas e saber se é possível investir com pouco dinheiro, leia as informações abaixo!
É possível investir com pouco dinheiro?
Os mercados financeiros estão cada vez mais diversificados. É por isso que os investimentos se tornaram muito mais democráticos.
Isso significa que existem opções disponíveis para cada orçamento e necessidade. Então, respondendo a pergunta que te trouxe até este artigo: sim, é possível investir com pouco dinheiro.
Você encontrará oportunidades de investimento mais favoráveis, tanto em termos de juros quanto de renda variável.
É possível comprar, por exemplo, uma ação no mercado de ações fracionárias da bolsa de valores, caso em que você pode obter ações por uma pequena quantia em dinheiro.
Portanto, a desculpa de que “investir é para rico” não pode mais ser usada. Qualquer pessoa com valor grátis na conta já pode investir, certo? Agora você precisa considerar alguns pontos-chave para compartilhar recursos.
Assim, as chances de erros, arrependimentos e outros tipos de problemas são menores.
O que preciso fazer antes de começar a investir?
Investir com pouco dinheiro é possível e você pode começar a montar uma carteira de investimentos com pouco dinheiro. Porém, antes de começar a investir, é importante levar em consideração algumas coisas e organizar suas finanças. Confira as principais dicas abaixo!
Planejamento financeiro
Investir dinheiro é uma decisão importante e requer um planejamento financeiro adequado.
No final do dia, você precisa ter certeza de que tem dinheiro em excesso para investir.
Também é necessário manter a continuidade dos pagamentos. Se você investir apenas uma ou duas vezes, sem regularidade, foco e disciplina, dificilmente terá o retorno desejado.
Por isso, antes de comprometer seus recursos com o imóvel, faça um bom planejamento financeiro.
Entenda suas receitas e despesas e avalie se é possível cortar gastos em determinadas áreas.
Graças a esse entendimento da sua realidade financeira, você conseguirá se organizar melhor e investir de forma muito mais adequada.
Uma dica é reservar uma certa porcentagem do seu orçamento todos os meses para investir.
Essa é uma forma de se comprometer consigo mesmo e assim ficar mais próximo de alcançar seus objetivos. Interessante, hein?
Metas e objetivos financeiros
Antes de fazer investimentos, é importante definir os objetivos dessa prática. No final das contas, todo mundo tem planos, sejam eles de curto, médio ou longo prazo. Você pode investir, por exemplo:
*Viajar
*Comprar uma casa
*Se aposentar
*Trocar de carro
*Pagar os estudos dos filhos
*Entre outros
Definir metas garante que você tenha um propósito para ajudá-lo a se concentrar. Porém, vale lembrar que a opção oferecida no mercado financeiro pode ser mais adequada para determinados fins.
Por exemplo, Tesouro Selic e CDBs (Bank Depository Receipts) com liquidez diária são investimentos que podem ser indicados para formadores de reservas de emergência ou para fins de curto prazo que exijam maior segurança.
Os Fundos Mútuos Imobiliários (FII) podem funcionar para pessoas que desejam renda passiva.
É por isso que é necessário definir suas metas e objetivos financeiros para que você possa escolher os investimentos que fazem mais sentido para alcançá-los.
Conhecimento de mercado
Outra coisa que você deve considerar antes de investir dinheiro é conhecer o seu mercado.
Claro, você não precisa ser um especialista em investimentos para começar a investir.
No entanto, é importante entender os recursos das opções disponíveis. Por isso, antes de destinar seu capital a qualquer imóvel ou ativo, pesquise o investimento que lhe interessa.
Em seguida, avalie características como lucratividade, riscos, liquidez etc. Assim você poderá tomar melhores decisões, evitando erros e arrependimentos na hora de montar seu portfólio.
Perfil do investidor
Outra coisa importante que você precisa entender antes de investir seu dinheiro é conhecer seu perfil de investimento.
Nesse sentido, você pode ser classificado como conservador, moderado ou ousado.
Essa alocação tem tudo a ver com sua tolerância ao risco e afeta diretamente as opções de investimento em seu portfólio.
Algumas pessoas optam por uma maior segurança na hora de investir porque não suportam a constante volatilidade dos ativos de renda variável.
Portanto, eles escolhem aplicativos menos arriscados. São investidores com perfil conservador.
Quem não tem tanto problema com a volatilidade do mercado e quer retornos altos (mesmo que isso signifique mais risco) tem perfil arrojado.
E moderado, como o nome sugere, é o meio termo entre os dois. Por isso, preza pela segurança na hora de investir, mas tolera investimentos mais arriscados para maximizar o retorno, principalmente no longo prazo.
Quais são as oportunidades de investimento com pouco dinheiro?
Até aqui você viu que é possível investir com pouco dinheiro e aprendeu que existem alguns pontos importantes a serem considerados antes de comprometer o capital.
No entanto, quais seriam as opções mais baratas nos mercados financeiros? Na prática, depende das características de cada investimento.
Por exemplo, a receita de juros tem CDBs com participação mínima de R$1. Outra opção são os títulos do Tesouro Direto, que permitem investir a partir de R$30. A renda variável inclui ações do Mercado.