9 dicas para organizar as finanças em 2024

Conteúdo



Janeiro é o momento perfeito para definir metas e criar um plano de ação para o resto do ano.





 

Que tal aproveitar esse período e organizar suas finanças para 2024? Com um pouco de foco e disciplina, você pode alcançar resultados bastante promissores!



Organização passo a passo da economia em 2024

Hoje daremos algumas dicas para te ajudar nessa tarefa. Acompanhe o passo a passo para ver onde você pode economizar, como economizar e como aumentar seu patrimônio.



1.Pague sua dívida

É difícil fazer novos planos quando ainda temos velhos problemas para resolver. No planejamento financeiro, amortizações e juros em aberto dificultam a previsão de lucros.


 

Por isso, comece o ano quitando todas as dívidas possíveis. Escolha os maiores pagamentos porque assim você pode quebrar o orçamento.

 

Seria ideal fazer os seguintes pagamentos em dinheiro. Este tratamento permite uma melhor gestão financeira.

 

Se você tiver que pagar parcelado para sua compra futura, lembre-se de pagar em dia ou o fantasma da inadimplência voltará para assombrá-lo.



2. Aproveite os descontos e ofertas

Alguns custos diminuem nos primeiros meses do ano, por exemplo IPTU e IPVA. Em geral, as agências governamentais se beneficiam de bons pagadores.

 

Você ainda ganha um desconto se pagar seus impostos em dinheiro. Outra dica é ficar atento às ofertas. Isso porque muitas lojas e supermercados ainda estão liquidando os produtos natalinos.

 

Faça uma pesquisa de preços para encontrar as ofertas mais baratas. Dá pra engordar o carrinho sem esvaziar muito o bolso.

 

Ah! Só tome cuidado com os extras, certo? Compre apenas o que você precisa.



3. Administre o orçamento familiar

O próximo passo para organizar suas finanças em 2024 é uma boa e velha planilha.

 

Por um lado, você indica as fontes de renda familiar (renda ou contribuições). Por outro lado, anote todas as suas despesas diárias (despesas ou passeios).

 

O desafio de permanecer positivo é manter o equilíbrio positivo. Em outras palavras, as entradas de caixa devem ser maiores que as saídas de caixa.

 

Uma planilha financeira é uma ferramenta para acompanhar esse “fluxo de caixa”. Ao anotar tudo, você consegue entender melhor quanto a família ganha, como gasta e onde pode cortar gastos.



4. Renegociar contratos

Uma boa estratégia para economizar pode ser comprar serviços de telefonia, internet e TV a cabo mais baratos.

 

Já pensou em entrar em contato com a operadora para renegociar a mensalidade? Essas empresas estão constantemente oferecendo novos pacotes a preços muito acessíveis.

 

Em uma dessas vale até mudar para outra empresa. Um período de carência deve ser respeitado aqui.

 

Lembre-se que os últimos contratos têm um período mínimo durante o qual você pode transferir sem penalidade.

 

Dica extra: a lógica de renegociação também funciona para grandes dívidas de cartão de crédito.



5. Economize

Onde não há espaço para renegociação, não há escolha a não ser economizar. Você e sua família devem trabalhar para reduzir o desperdício.

 

A mudança começa com uma atitude simples: feche a torneira ao lavar a louça ou escovar os dentes, tome banhos mais curtos e desligue os aparelhos eletrônicos quando não estiverem em uso.

 

Estes hábitos são suficientes para ter um impacto positivo nas suas contas de água e luz.

 

Além disso, tente evitar despesas extras. Você sabe disso do ponto anterior sobre TV a cabo? Se ninguém assiste a todos os canais, não adianta continuar assinando o serviço.



6. Faça um planejamento financeiro

Até agora, você viu como sair das dívidas, cortar custos e ficar no vermelho. Resta administrar suas finanças para gerar receitas que aumentem seu patrimônio.

 

Nesta fase, você deve criar um plano financeiro. Estabeleça metas: “Quero comprar um carro” ou “Quero reformar minha casa”.

 

Em seguida, estude os orçamentos para descobrir quanto dinheiro é investido no negócio.

 

O último passo é guardar um valor mensal ou alguma outra aplicação financeira. Mantendo a regularidade dessas doações, você terá uma idéia precisa de quanto tempo levará para arrecadar os recursos necessários para atingir a meta.



7. Crie uma reserva de emergência

Deve-se notar que o design funciona, mas ocorrem eventos inesperados. Às vezes, surgem despesas inesperadas: o ar condicionado quebra no meio do verão, um cano estoura no banheiro…

 

Em ambos os casos, os reparos podem exceder os orçamentos apertados. É por isso que sua primeira conta poupança deve ser um fundo de emergência.

 

Mantenha o suficiente para evitar sufocamento. O “número de ouro” varia de acordo com a necessidade de cada pessoa, mas um valor correspondente a seis meses de salário já significa um grande alívio nas contas pessoais.

 

Depois de acumular esse valor, você pode diversificar sua carteira e arriscar com fundos mais rentáveis.



8. Invista

Quem conseguiu formar uma poupança de gordura pode melhorar sua estratégia financeira.

 

Parte dos recursos remanescentes serão direcionados para este fundo e parte para novos investimentos.

 

A escolha do imóvel depende do seu perfil. Um homem conservador prefere empréstimos com juros que são seguros, mas ainda fornecem juros baixos.

 

Investidores moderados e agressivos, por outro lado, assumem riscos em títulos capazes de produzir retornos mais elevados.

 

No entanto, eles estão à mercê das flutuações do mercado. Pegou uma dúvida? Em seguida, pesquise investimentos financeiros para encontrar as opções que melhor se adéquam ao seu estilo de vida.



9. Freie os impulsos

Por fim, uma dica que funcionará em 2024 e além: seja inteligente. As decisões de compra têm conseqüências imediatas no orçamento familiar.

 

Portanto, todas as opções devem ser consideradas. Não se deixe levar por uma venda rápida.

 

Um produto de baixa qualidade ou desnecessário no dia a dia pode estar por trás do preço amigo.

 

Antes de comprar algo, pergunte-se: por que eu quero fazer esta compra? Preciso deste artigo? Tenho condições de pagar? Ao conter os impulsos do consumidor, você economizará mais dinheiro para investir no que realmente importa.

 

É isso: o caminho para a riqueza está aberto! Esperamos que o conteúdo de hoje ajude você a organizar suas finanças neste início de ano.

 

Se você precisar de mais informações, por favor, siga nosso site. Em breve traremos novidades.

Conteúdo VIP

Post Relacionados