Planejamento financeiro: o que é e como fazer

Planejamento financeiro: o que é e como fazer

Conteúdo



Um estudo conduzido pelo Conselho de Padrões de Planejamento Financeiro dos EUA (FPSB) em parceria com a empresa de pesquisa global GfK descobriu que apenas 22% dos consumidores estão confiantes de que podem atingir suas metas financeiras.





 

Mas o que separa a maioria dos cidadãos de seus objetivos quando se trata de dinheiro? A resposta está no planejamento financeiro.

 

Um estudo descobriu que faz com que as pessoas que o consomem se sintam mais confiantes e realizem seus sonhos.


 

Em seguida, nos aprofundamos e discutimos as etapas envolvidas na criação de um design eficaz. ao controle.



Planejamento Financeiro: o que é?

O planejamento financeiro é a base do bem-estar de todo consumidor e um conjunto de estratégias para uma melhor gestão dos recursos para atingir um objetivo.

 

Na prática, esses recursos são para organizar a economia! Dessa forma, você obterá mais clareza sobre seus gastos e comportamento de gastos e poderá priorizar e definir metas de curto, médio e longo prazo e, o mais importante, alcançá-las.



A importância e os benefícios de se fazer um planejamento financeiro

Quem nunca fez uma compra por impulso ou pagou um bem a prazo, de forma que no futuro só terá que arcar com as despesas? Se esse comportamento acontecer com frequência, pode virar uma bola de neve e afastar o consumidor do objetivo principal.

 

O planejamento financeiro informa o consumidor e o aconselha a rever suas prioridades.

 

Com informação, ele faz escolhas melhores e busca sempre um propósito maior. O resultado? Menos dívidas e gastos desnecessários no caminho para seus sonhos financeiros.

 

É importante ressaltar que um bom planejamento financeiro leva em consideração as necessidades, os limites e, claro, os desejos de cada pessoa.

 

É construído a partir do contexto do consumidor e do comportamento de consumo passado.

 

As vantagens do planejamento financeiro são:

 

 

*Redução das perdas de crédito;

 

*Reduzindo custos desnecessários ou negligentes;

 

*Menos estresse e ansiedade;

 

*Revelou para onde vai o seu dinheiro;

 

*Oportunidades para definir metas e alcançá-las.



Como fazer um planejamento financeiro?

Vencer suas finanças nem sempre é fácil, mas isso não significa que criar um plano financeiro deva ser uma besta de sete cabeças.

 

Pelo contrário! Existem várias boas práticas que ajudam a pessoa a criar um plano eficaz e não deixá-lo pela metade.

 

O planejamento financeiro não é universal ou imutável. Portanto, o consumidor deve estar ativamente envolvido em sua criação para melhor se envolver.

 

Afinal, provavelmente você não vai recusar um plano com a sua cara! Aprenda o processo passo a passo do planejamento financeiro:



Rastreie e controle suas finanças

Comece colocando todos os seus lápis para trabalhar—literalmente! Agora é a hora de pegar o papel e listar tudo o que entra e o que sai sem exceção.

 

Para quem tem menos analógico, também é possível usar programas e uma boa tabela de Excel.

 

Simplesmente entendendo quais buracos negros sugam dinheiro, é possível cortar essas despesas desnecessárias, priorizar despesas mais importantes e traçar metas futuras.



Ajuste seu orçamento

Uma vez que você tenha uma compreensão profunda das finanças e identifique quais despesas estão impedindo os consumidores de atingir suas metas, a primeira prioridade é resolver o problema.

 

Esta é uma das etapas mais difíceis: você tem que resistir à tentação de fazer compras repetidas que causam problemas.

 

Não é segredo agora. É importante entender que as despesas de um indivíduo devem ser proporcionais aos seus rendimentos.

 

A regra é clara: você não pode gastar mais do que ganha.



Trace Objetivos

Ficando sem dinheiro no final do mês? Isso significa que o consumidor está mais próximo de seus sonhos.

 

Mas quais são esses desejos? Se uma pessoa tem prioridades claras, planeja cortar custos e adotar um estilo de vida condizente com sua renda, ela pode transformar esses desejos em objetivos concretos.

 

Para alcançá-los, é preciso ter metas, ou seja, tarefas que ajudem o consumidor a chegar lá.

 

Não podem ser abstratos, mas devem:

 

 

*Ser relevantes e compatíveis com os desejos do consumidor;

 

*Para ser mensurável;

 

*Está incluído no período determinado.



Economize sempre!

De grão em grão, a galinha enche o papo. A expressão ilustra a realidade: quem economiza de forma constante e consistente é capaz de acumular recursos para realizar seus desejos.

 

Economizar pode ser ainda mais difícil durante os períodos de aumento dos preços de commodities essenciais, como gás e eletricidade.

 

Mas principalmente nesses momentos, a reserva financeira se torna mais importante.

 

O Booking pode ajudar o consumidor a lidar com situações potenciais, aproveitar oportunidades de compra ou investir em condições favoráveis ​​e adquirir bens mais caros, como imóveis ou veículos.



Visão geral da educação financeira

Há curvas e reviravoltas, altos e baixos no caminho para a segurança financeira. Por isso é tão importante estudar o universo das finanças e o próprio processo de planejamento.

 

Ao entender a importância da saúde financeira, o consumidor consegue voltar a aderir ao plano quando a fuga é possível e toma melhores decisões posteriormente.



A moral da história é...

Não há saída: o consumidor deve administrar seu próprio consumo. Descobrir suas finanças é a melhor maneira de fazer isso, sempre olhando para suas finanças.

 

Na era digital, já é possível buscar conteúdos relevantes desse universo na internet, por meio de textos, vídeos e podcasts, a qualquer hora e em qualquer lugar.

 

Aqui neste site você encontra as informações mais valiosas sobre educação financeira, fica por dentro das principais tendências do mercado e tem acesso a dicas e boas práticas financeiras com apenas alguns cliques. 

Conteúdo VIP

Post Relacionados