Segurança veicular também é um rastreamento automotivo

Segurança veicular: A importância de ter um app de busca no veículo

Conteúdo



O localizador GPS é parte integrante dos veículos de nova geração, portanto, suas funções, em comparação com o passado é uma segurança veicular, vão além da navegação por satélite apenas, expandindo suas funções de auxílio à condução através de aplicativos “on the road” de nova geração.

Tecnologia GPS





A tecnologia GPS funciona através de um sistema de radio navegação composto por 24 satélites que orbitam a Terra e cujos sinais de micro-ondas chegam às estações receptoras no solo: Sistema de Posicionamento Global.

Projetado na década de 60 pelo Departamento de Defesa dos EUA para fins militares, tornou-se acessível na década de 80 também no campo civil com diferentes aplicações.

O GPS, inserido em dispositivos móveis e fixos, permite a localização e monitoramento em tempo real da posição de pessoas, um objeto e um veículo. O dispositivo transmite a sua posição à rede de satélites em tempo real e de forma constante, traçando assim a sua “navegação”.

O armazenamento de dados dentro do dispositivo GPS é típico do sistema de localização com rastreamento passivo, ao contrário do rastreamento ativo em que os dados são enviados para um banco de dados por meio de um modem dentro da unidade.

Geolocalização

Rastreamento Veicular
Rastreamento Veicular

Vai desde o simples aplicativo “navegador” até a possibilidade das empresas terem monitoramento constante do veículo utilizado pelo funcionário com a geolocalização das frotas, permite verificar o trajeto de um caminhão de entrega, nossa posição durante uma viagem e o estacionamento do carro.

Um exemplo, na área de seguros é utilizada pelos especialistas para reconstruir a dinâmica dos eventos que veem os segurados e seus veículos envolvidos em acidentes e na sequência de uma reclamação, utilizado pelas forças de ordem preparadas.

Não é por acaso que as empresas geralmente incluem a instalação a bordo do dispositivo no pacote de seguro com desconto. As integrações do GPS com outros aplicativos do mercado são interessantes.

No campo dos alarmes contra roubo, sistemas de segurança veicular simples podem ser adquiridos e instalados separadamente.

Se pensarmos em nossos filhos que agora são motoristas, existem aplicativos de carro interessantes para monitorar sua condução graças a um sistema de histórico e detecção do modo de uso do veículo.

As aplicações ” salva vidas ” são muito úteis porque em caso de acidente enviam um SMS com a nossa posição para um número de emergência pré-definido e para o seu smartphone.

Muitos dispositivos em veículos novos se comunicam com o sistema de controle elétrico e avisam o motorista sobre a “saúde” do carro. O sistema de partida sem chave de muitos carros é a evolução do sistema integrado entre a tecnologia GPS e BLUETOOTH.

Não é apenas confortável, é também um sistema que diz respeito à segurança veicular. Assim que nos afastamos o carro entra em proteção e não liga nem engata. Até agora, mesmo os mais céticos e menos tecnológicos terão entendido que o campo de ação e uso é muito amplo e em constante evolução.

O que é um carro conectado?

Segurança veicular também é um rastreamento automotivo
Segurança veicular também é um rastreamento automotivo

Basicamente, um veículo conectado significa qualquer veículo com conexão à Internet. No entanto, para funcionar corretamente, o carro, caminhão ou van conectado também deve ter um dispositivo com acesso à Internet e aplicativos de software relacionados.

Os dados também precisam ser transmitidos do motor, chassi e eletrônicos para um dispositivo de rastreamento do veículo e, em seguida, enviados para uma central de processamento central ou para o smartphone do motorista.

A conectividade do veículo é baseada em uma combinação de tecnologias integradas e de pós-venda. A maioria dos veículos comerciais modernos está equipada com dispositivos de software que se acoplam a produtos integrados, que por sua vez se conectam a um sistema central de gerenciamento de dados.

Tecnologia de carro conectado: comunicação V2X, V2V e V2I

A tecnologia de veículos conectados pode assumir muitas formas, todas as quais podem ser usadas em empresas de transporte comercial. Os três principais são conhecidos como V2V, V2I e V2X. Vamos entender o que são e como funcionam exatamente.

Segurança veicular: veículo a veículo (V2V)

Trânsito
Trânsito

V2V refere-se à tecnologia inteligente que permite a troca de dados de um veículo para outro, com o objetivo de ajudar a reduzir acidentes e congestionamentos.

Ele faz isso usando comunicações dedicadas de curto alcance (300 metros), que permitem que veículos conectados acessem informações sobre outros veículos habilitados para V2V nas proximidades.

Essas informações podem incluir a velocidade e a posição dos veículos ao redor e são usadas para alertar os motoristas sobre possíveis perigos. A tecnologia V2V também pode detectar tráfego e condições da estrada, problemas na superfície da estrada e possíveis condições climáticas adversas.

Veículo-para-infraestrutura (V2I)

A tecnologia V2I é capaz de adquirir dados sobre tráfego, clima e condições da estrada. Esses dados, transmitidos sem fio, alertam os motoristas sobre os perigos que eles precisam conhecer, ajudando a melhorar sua segurança.

A tecnologia V2I também alimenta sinais de trânsito inteligentes, que ajudam os motoristas a estimar as condições do tráfego. Isso pode aperfeiçoar a estimativa dos tempos estimados de chegada, tornando-a mais precisa e melhorando a comunicação entre motoristas e clientes.

Veículo para tudo (V2X)

V2X inclui software V2V e software V2I. Em essência, a tecnologia V2X trabalha para tornar cada carro na estrada mais inteligente, dando-lhe o poder de “comunicar” com o sistema de tráfego, incluindo outros carros e infraestrutura relacionada.

Os motoristas podem receber notificações sobre condições meteorológicas perigosas, acidentes ou congestionamentos de trânsito.

O V2X também automatiza o pagamento de pedágios e estacionamentos, facilitando o processo de direção. Essas tecnologias são o futuro dos carros conectados e autônomos.

No entanto, V2V, V2I e V2X serão mais eficazes quando todos os caminhões, ônibus, carros, motocicletas e até bicicletas estiverem equipados com essa tecnologia como padrão.

Conteúdo VIP

Post Relacionados